sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Formação de preço do frete no TRC

O mecanismo de formação da tarifa de frete no transporte rodoviário de carga baseia-se em seis componentes básicos:

*Frete-peso

*Frete-valor

*GRIS Pedágio

*Taxas ou Generalidades

*Acréscimos e Decréscimos

FRETE-PESO

Corresponde à remuneração pelo serviço de transporte (custo operacional) entre os pontos de origem e destino. É baseado em tonelada/quilômetro, quer dizer, segundo a distância a ser percorrida e o peso a ser transportado.

FRETE-VALOR

O frete-valor é calculado proporcionalmente ao valor da mercadoria e da distância em que será transportada. Destina-se a cobrir, basicamente, o gerenciamento do risco de acidentes e avarias da carga da origem até o destino final.

GRIS

Recomendada pelo Conet - Conselho Nacional de Estudos de Transportes e Tarifas - órgão consultivo da diretoria da NTC, a GRIS destina-se a cobrir os custos decorrentes do gerenciamento de risco contra o roubo da carga e substitui, desde fevereiro de 2001, o Adicional de Emergência (Ademe), que vigorava há mais de quinze anos. Seu valor de referência nas tabelas da NTC/Fipe é de 0,30%, com mínimo de R$ 3,00 por conhecimento. A alíquota do GRIS pode variar com a faixa de valor agregado, tipo de produto, características de comercialização, maior ou menor possibilidade de identificação das unidades (número de série, lote etc.), grau de risco das regiões compreendidas no itinerário etc.

PEDÁGIOS E MEIOS AUXILIARES DE PASSAGEM

Forma de cobrança: taxa por 100 kg ou fração.
Sempre que houver, no percurso normal para o ponto destino, passagem obrigatória por postos de pedágio, travessia de balsa, chatas, balsas, navios ou utilização de quaisquer meios auxiliares para a passagem do caminhão, os respectivos custos adicionais serão transferidos ao usuário segundo o seguinte critério específico.

TAXAS OU GENERALIDADES

A finalidade das taxas sempre foi cobrir riscos anormais, serviços de documentação ou tributos específicos, necessários à realização do transporte e que não estão relacionados com o volume ou o peso do bem transportado.

ACRÉSCIMOS E DECRÉSCIMOS

As tabelas de fretes, geralmente, são montadas a partir de condições normais de transporte. Quando tais condições não são atendidas na prática ou são necessários serviços logísticos extras, isto gera custos não previstos. Assim acréscimos e decréscimos são aumentos e reduções introduzidos em uma tabela básica de tarifas elaborada para um determinado tipo de serviço, devido a circunstâncias que agavam ou amenizam o custo operacional.
Para ajudar neste repasse foram idealizadas as fórmulas a serem aplicadas sempre que:

· a carga a ser transportada ou as condições de operações exijam a utilização de serviços logísticos não previstos nas tabelas;

· a distorção de custos referir-se à utilização do veículo e seu aproveitamento ou à variação dos riscos do transporte;

a execução ou complementação do transporte exija prazos, equipamentos ou quaisquer recursos não incluídos nos custos normais.



Fonte: FIPE/NTC

Nenhum comentário: